09/08/2012

ENTENDA ALGUNS TÍTULOS DE MARIA
Ladainha é uma forma de invocação mediante títulos e privilégios específicos de Maria. O perfeito entendimento das coisas nos faz amá-las!
Mariologia é um campo de estudo - um estudo de Cristo por meio de Maria!
 A Ladainha de Nossa Senhora contem 51 títulos. 
São títulos Mariológicos, digamos assim, porque nos introduz no mistério de Cristo.
Por causa de Cristo Maria recebeu tais títulos ou privilégios.
 Também porque Maria viveu cada um dos mistérios de
 Cristo, e inteiramente entregue a Deus ela cumpriu a sua
 vontade!
“ladainha" é uma palavra que provém do grego e significa
 “súplica”.
Arca da Aliança Maria se tornou a Arca da Aliança viva, onde Deus se fez carne, tornou-se um de nós e estabeleceu a sua tenda no meio de nós (Jo 1,14). o próprio Deus empenhou-se em fazer daquela arca lugar privilegiado de sua presença (Ex 25,10-22).
 Chamar Maria de “arca da aliança” significa mostrar o posto que ela ocupa na vida da comunidade Igreja porque se tornou o lugar da presença viva de Deus que nela se fez homem.
Estrela da Manhã Maria foi quem trouxe ao mundo a luz divina, abrindo nova era na história, em que o próprio Deus torna-se luz para os seres humanos: “Eu sou a luz
 do mundo”.
Ela é a estrela que anuncia a chegada do grande sol (Jesus) conforme Malaquias 4,2 - ' Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas...'
Maria é a estrela da manhã, é o anúncio dos
 novos tempos que Jesus vem inaugurar, é criatura e como tal confronta-se ainda na obscuridade com o mistério de
 Deus,mas, como redimida inteiramente – imaculada – é
 aquela que já pode ser sinal da luz definitiva, da luz “que
 ilumina todos o seres humanos”(cf. Jo 1,4 ss), da luz que
 brilha nas trevas e que 'os homens não acolheram'...
Escada do Céu - E (Jacó) viu em sonhos uma escada posta sobre a terra, cujo cimo tocava o céu, e os anjos do Senhor subindo e descendo por ela, e o Senhor apoiado na escada (...)". Tendo Jacó despertado do sonho, disse: (...) Não há aqui outra coisa senão a Casa de Deus e a porta do céu. " (Gênesis 28,10)
Que escada maravilhosa é essa que une o céu e a terra?
MARIA é a escada como no sonho de Jacó, por onde o céu se comunica com a terra.
O Senhor Deus toca a terra e se faz homem através da mulher, Maria. Ela é a escada do céu pois por meio dela Jesus desceu até nós!
Casa de DeusAlém do símbolo da escada, Maria é vista também como 'casa de Deus' pois nela o próprio Deus morou corporalmente durante 9 meses, de sua carne ele se fez carne. Assim como o templo de Jerusalém era sinal do próprio Deus na terra, Maria como casa de Deus é sinal de vitória para todos os cristãos!
Porta do Céu -  É impossível negar o papel de Maria no plano de salvação dos homens, ela é CO-redentora, ou seja, colabora na redenção como permanente auxiliar de Cristo.
Ela é a porta de entrada para a salvação chegar a este mundo, Jesus passa por ela para chegar a nós, Maria se torna assim, o meio escolhido pelo qual o Senhor vêm a nós e nós vamos até ele! 
E ao contemplar o universo, Nossa Senhora, a Igreja e Jesus Cristo, nossa alma estará, subindo pela escada de Jacó, atravessando a porta dos céus, e habitando a casa de Deus.
SANTA MARIA ESCADA PARA O CÉU!
SANTA MARIA ESCADA PARA DEUS!
Conta-se nas crônicas de São Francisco que ele viu em êxtase uma longa escada que chegava até o céu e em cima estava a Santíssima Virgem. Indicou-lhe que para chegar ao céu era necessário subir por aquela escada.
O nascimento de Jesus foi real. Jesus teve um corpo de verdade. Para tornar-se realmente humano, Ele teve que nascer, como escreve o apóstolo Paulo em Gálatas 4, de uma mulher e não somente através de uma mulher. Deus não usou Maria como uma “barriga de aluguel”, mas usou o seu DNA.
 Maria  é portanto, lugar preciosíssimo, morada de Deus, centro da presença de Deus no mundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário